Prato personallizado produzido artesanalmente em vidro 6mm, com escrita a palavra Challá em relevo, ideal para embelezar a mesa para a festa de rosh hashaná.
A pura, simples e singela palavra chalá significa “um pão.” No entanto, em termos haláchicos a palavra chalá tem uma definição bastante específica, e coloquialmente significa um determinado tipo de pão milhares de anos depois.
A definição haláchica de chalá é uma referência à Mitsvá Positiva 133. Engloba separar uma parte de massa durante seu preparo e dá-la a um Cohen. Este pedaço de massa é chamado “chalá”. Qualquer massa que seja feita de trigo, cevada, espelta, aveia ou centeio a pessoa é obrigada a cumprir essa mitsvá. O Cohen e sua família iriam comer a chalá num estado de pureza espiritual. Os rabinos decidiram que um padeiro em casa deveria dar 1/24 da massa ao Cohen, enquanto um padeiro comercial deve doar 1/48 de sua massa.
Biblicamente falando, a mitsvá da chalá é observada somente na Terra de Israel. Além disso, segundo a maioria das autoridades haláchicas, a mitsvá da chalá era uma exigência somente na época do Templo Sagrado de Jerusalém. Hoje, não há Templo, nem chalá conectada à ele. Mas os rabinos reinstituíram a prática da chalá – mesmo fora da Terra de Israel – para celebrar essa mitsvá especial.
Porém, como atualmente somos todos considerados ritualmente impuros, o Cohen não pode comer a chalá. Em vez disso, mulheres judias através dos séculos fazem massa caseira, e então separam um pedaço da massa e a queimam. Todas as padarias casher fazem o mesmo – separam um pedaço da massa de cada porção, e a queimam embrulhadas no forno. Hoje somente um pedaço pequeno de massa é separado para chalá: como não é comida, seria desperdício separar 1/24 ou 1/48 da massa, mas apenas um pedaço é retirado ao recitar a bênção apropriada.
Antes de separar a chalá esta é a bênção recitada:
Baruch atah Ado-nai Eloheinu melech há-olam asher kid-e-sha-nu b’mitsvotav v’tzi-vanu Le-haf-rish chalá
Bendito sejas Tu, Eterno nosso D'us, Rei do universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenou separar chalá.
Eventualmente, os pães macios e doces costumeiramente comidos nas refeições do Shabat se tornam conhecidos como chalá .
Horários da loja: Segunda à quinta-feira / 08h00 às 17h30 / sexta-feira de 8h00 às 16h00 / Feriados Judaicos não funcionaremos! Novo endereço, Próximo ao Porto de Vitória. Av. Getúlio Vargas, 247 - Centro, Vitória - ES, 29018-075 Sala 601 - Sind Arrumadores Portuários CNPJ: 29.057.711/0001-84 Safra livraria e editora.